China inaugura novo circuito ferroviário ao redor de seu maior deserto

No último dia 16, a China abriu oficialmente o novo circuito ferroviário em torno de seu maior deserto, o Taklimakan, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste do país.

A linha férrea Hotan-Ruoqiang, que liga a cidade de Hotan no sudoeste de Xinjiang e o condado de Ruoqiang no sudeste, tem 2.712 quilômetros de extensão e permite velocidades de até 120 quilômetros por hora.

Ao todo, o trem passa por 22 estações, das quais seis estão oferecendo serviços de carga.

É a primeira vez que uma linha ferroviária permite que os trens contornem um círculo completo em torno de um deserto, de acordo com o China Railway.

O deserto de Taklimakan é o segundo maior deserto de areia móvel do mundo, e possui um tamanho ligeiramente menor que a Alemanha.

A ferrovia Hotan-Ruoqiang tem 534 quilômetros, ou 65% de sua extensão total, passando pela área do deserto, e os engenheiros lutam contra problemas de vento e areia desde o início da construção em dezembro de 2018.

Cinco pontes com um comprimento total de 49,7 quilômetros foram construídas com trens circulando em cima dessas pontes, enquanto a areia se move abaixo.

Os construtores criaram 50 milhões de metros quadrados de grades de grama e plantaram 13 milhões de plantas que adoram areia, como espinheiro marítimo, como quebra-ventos, para proteger a ferrovia.

Trem se move ao longo da ferrovia Hotan-Ruoqiang. Imagem de: China State Railway Group.
Foto aérea tirada em 19 de maio de 2022 mostra os quebra-ventos ao longo da Ferrovia Hotan-Ruoqiang em Xinjiang Uygur, noroeste da China. Imagem de: Xinhua/Ding Lei.

Juntamente com três ferrovias existentes que cortam o deserto, a operação da ferrovia Hotan-Ruoqiang tornará realidade o primeiro circuito ferroviário do mundo em torno de um deserto.

A nova linha deve dinamizar ainda mais as ligações ferroviárias nas zonas fronteiriças ocidentais e facilitar o fluxo de pessoas e mercadorias.

Fonte: World Construction Today e blogcanaldaengenharia.

By |2022-07-01T20:10:33-03:00julho 1st, 2022|Construction, Economy, Engineering|