Dicas de revestimentos para a área externa

O revestimento para área externa cumpre duas funções muito importantes: dar acabamento às fachadas das casas e contribuir na preservação das estruturas.

Mas nem sempre é fácil escolher o revestimento ideal para a área externa, especialmente com a variedade de modelos que existem hoje em dia.

Por isso, reunimos a seguir algumas dicas básicas que vão te ajudar a escolher o revestimento externo ideal. Confira:

Como escolher revestimento para área externa

Qualidade dos materiais

A qualidade dos materiais utilizados na área externa deve ser sempre sua primeira preocupação.

Isso porque os revestimentos externos ficam muito expostos a ação do tempo e, com isso, dependendo do material, podem se danificar muito rapidamente.

E cuidado com a tentação de se deixar levar somente pelo preço. Lembre-se daquela ideia de que o barato, quase sempre, acaba saindo muito caro.

Mais do que buscar preço, você deve procurar custo-benefício, ou seja, quanto o revestimento custa vezes o que ele pode te proporcionar em termos de durabilidade, segurança, estética e conforto.

Umidade e luz solar

Os efeitos da umidade e da radiação solar sobre o revestimento também são itens importantes que merecem sua atenção.

Alguns tipos de materiais não possuem resistência a água, deteriorando-se muito rapidamente, enquanto outros são tão porosos que podem acabar causando infiltrações nas paredes ao absorver a água da chuva.

A radiação solar também tem efeito negativo em alguns materiais, como a madeira, por exemplo, que acaba perdendo rapidamente a coloração, além de sofrer com o empenamento.

Tipos de revestimento x arquitetura da casa

Além das questões técnicas e funcionais, você também precisa avaliar o impacto estético que os revestimentos irão trazer, afinal, todo mundo quer uma casa bonita.

Portanto, a dica aqui é escolher revestimentos que estejam de acordo com o projeto arquitetônico da casa. Por exemplo, uma casa moderna, com linhas marcantes e design clean merece revestimentos que sigam esse mesmo conceito, como o porcelanato e até mesmo a madeira que, dependendo do modo como for usada, consegue se ajustar muito bem a estética contemporânea.

Já uma casa clássica ou com toque de rusticidade fica mais valorizada com elementos naturais, como pedras e madeira. Veja a seguir alguns dos revestimentos mais usados:

Pedras naturais

Os revestimentos para área externa em pedras naturais incluem desde as mais brutas e rústicas, como a São Tome, passando pela ardósia, o granito até chegar nas mais nobres e sofisticadas como o mármore.

A vantagem desse tipo de revestimento é o efeito visual sempre muito bonito e marcante. Contudo, esse tipo de material exige um certo cuidado com a limpeza para que se conserve por mais tempo.

Madeira 

A madeira é um dos revestimentos mais nobres e atemporais que existem. Ela vai bem em diversos estilos arquitetônicos, podendo ser usada em forma de painel, brises ou simplesmente revestindo a parede.

Um dos maiores inconveniente da madeira, no entanto, é o preço, geralmente mais alto do que os demais tipos de revestimento. A manutenção também é outra pedra no sapato. A madeira precisa de cuidados frequentes, como impermeabilização e aplicação de resinas anti mofo e anti insetos.

Cerâmica

A cerâmica é um material muito comum no revestimento para fachadas, justamente por ser uma das opções mais baratas. Mas nem por isso ela perde em beleza, pelo contrário.

Existem milhares de opções de revestimentos cerâmicos que combinam com diferentes propostas estéticas.

Porcelanato

O porcelanato possui características bem parecidas com a cerâmica, a diferença está na resistência e durabilidade que, nesse caso, é muito maior. O porcelanato também se destaca no quesito impermeabilidade, uma vez que o material praticamente não absorve água ou qualquer tipo de liquido.

O porcelanato acaba sendo também uma opção muito interessante para quem deseja usar madeira ou mármore, mas não deseja investir muito. Isso porque o porcelanato apresenta um valor bem mais em conta e entrega uma estética muito similar a versão original desses materiais.

E, então, já sabe qual revestimento para área externa usar?

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!

Fonte: engenhariae

By |2021-02-16T12:42:59-03:00fevereiro 16th, 2021|Architecture, Construction, Economy|