Nova ponte entre Rússia e China é inaugurada

Uma nova ponte rodoviária transfronteiriça de 1.080 metros entre a Rússia e a China foi aberta, fortalecendo as relações comerciais e diplomáticas entre as nações.

A ponte cruza o rio Amur (conhecido como Heilongjiang na China), conectando a cidade de Blagoveshchensk, no leste da Rússia, com a cidade chinesa de Heihe.

A construção da ponte começou em dezembro de 2016, com pás entrando no solo simultaneamente nos lados russo e chinês.

O projeto foi dividido perfeitamente ao meio, com cada nação construindo 540 metros.

A estatal Amur Region Contractors, com Most Co. e Asphalt Co., construiu a metade russa, empregando uma equipe de 960 pessoas que trabalhavam 24 horas por dia. Todos os materiais utilizados eram russos.

As duas nações construíram cada uma de seu próprio banco e as extremidades foram conectadas em maio de 2019.

A ponte foi concluída no final de 2019 e deveria ser inaugurada na primavera de 2020. No entanto, ela acabou de ser inaugurada com uma cerimônia oficial na sexta-feira, 10 de junho de 2022.

O custo total da ponte (270 milhões de libras) foi financiado através de um modelo único que viu o estabelecimento de uma empresa de concessão conjunta russo-chinesa que recebeu “recursos extra-orçamentários” do Governo da Região de Amur e do Governo Popular da Província de Heilungjiang.

Imagem da ponte que conecta a Rússia e a China. Foto: AFP

Cálculos de especialistas informam que os recursos investidos serão recuperados em 16 anos.

Agora concluída, a ponte tornou-se propriedade conjunta da região de Amur e da província de Heilungjiang, com o direito de propriedade dividido ao longo da fronteira russo-chinesa.

A ponte encurta a rota entre as duas cidades em 300 quilômetros e dará uma contribuição significativa para o comércio transfronteiriço e as ligações econômicas. Estima-se que 600 veículos de carga irão atravessá-la todos os dias, e 2 milhões de passageiros irão usá-la anualmente.

Fonte: New Civil Engineer e blogcanaldaengenharia

By |2022-06-24T20:08:04-03:00junho 24th, 2022|Construction, Economy, Engineering|