Robô de amarração de vergalhões estabelece novo Record de 2022 em uma ponte da Flórida

Mais de 11 mil laços em um dia

A Advanced Construction Robotics (ACR), com sede em Pittsburgh, é a empresa por trás do robô de amarração de vergalhões autônomo chamado TyBot.

No mês passado, TyBot atingiu o número Record de amarrações em um único turno, em um projeto de uma ponte em construção em Clearwater, na Flórida.

Ao longo de um dia de trabalho, o robô completou 11.044 amarrações, com média de mais de 1.100 amarrações por hora, na ponte 8a do megaprojeto Gateway Expressway, propriedade do Departamento de Transportes da Flórida.

O robô, implantado neste caso pela empreiteira de vergalhões da Flórida Shelby Erectors, substitui os empregados humanos – amarradores de vergalhões – localizando e efetuando automaticamente as amarrações de vergalhões sem interrupção e em qualquer clima, dia ou noite, aliviando assim as pessoas de tarefas repetitivas e extenuantes.

Seu braço robótico, montado em um pórtico, usa visão de máquina para navegar pelas plataformas da ponte.

A equipe disse, em entrevista para o Global Construction Review, que enquanto o TyBot está se movendo rapidamente e fazendo o trabalho repetitivo, as equipes podem concentrar todos os esforços em trabalhos mais complicados.

TyBot localiza e efetua automaticamente as amarrações de vergalhões sem interrupção, mostrada aqui no megaprojeto Gateway Expressway na Flórida. Foto de: Advanced Construction Robotics.

O TyBot é uma criação de Stephen Muck, presidente e executivo-chefe da empreiteira de construção civil pesada, Brayman Construction Corporation, que recrutou especialistas em robótica do Centro Nacional de Engenharia de Robótica da Universidade Carnegie Mellon para projetar o robô de amarração de vergalhões para combater a escassez crônica de mão de obra.

Veja aqui o vídeo do TyBot em operação.

Fonte: Global Construction Review.

By |2022-08-01T20:16:04-03:00agosto 1st, 2022|Construction, Engineering|